Projeto Semeando Vidas realiza palestra a estudantes de Cândido Mendes sobre efeitos negativos das drogas

Ao iniciar o mês de dezembro, o "Projeto Semear" do município de Cândido Mendes, realizou no Ginásio de Esportes da Escola Professor Luís Viana, uma palestra com o tema “Construindo trajetórias saudáveis para os jovens”, destinada a alunos do ensino fundamental. Sendo ministrada pelo secretário judicial Jonas Reis Lima, representando a juíza titular da Comarca de Cândido Mendes, Luana Santana Tavares. 

Acompanharam a palestra, o diretor da escola, Antônio Veloso Pereira; o secretário de administração municipal, Edmilson Cunha Filho (representando o prefeito); a secretária de educação, Alzira Rodrigues; a secretária de Assistência Social, Leila Bastos; a secretária de saúde, Ângela de Sousa Carvalho; o delegado de polícia civil, Carlos Damasceno; o tenente Alonso, representando o 31º Batalhão de Polícia Militar; o diretor-adjunto da Unidade Prisional e Ressocialização, inspetor Ronane; o diretor da Escola Militar, Sérgio Ronaldo Veloso, estudantes, professore(a)s da escola.


O palestrante Jonas Lima abordou sobre a influência do ambiente para os jovens, ainda, o que as drogas prometem e o que entregam, quais os efeitos causam sobre os projetos pessoais, como construir uma trajetória de vida saudável, por fim, destacou a importância de estudar com propósito, praticar esportes, fazer amizades positivas e dispor de mentores confiáveis.

Nosso objetivo com o subtema "Construindo trajetórias saudáveis para os jovens" é mostrar que cada escolha feita na adolescência influencia diretamente o futuro. E parafraseou "ninguém nasce pronto, nós nos construímos a partir das decisões que tomamos, das amizades que cultivamos e dos sonhos que decidimos perseguir".

A ação integra as atividades do projeto Semeando Vidas, desenvolvido pela Associação dos Funcionários da Justiça do Maranhão (Asfujema) e pelo Instituto Semeando Vidas, que tem a missão de conscientização sobre os efeitos negativos das drogas na saúde e na vida das pessoas, nas famílias e as implicações na sociedade.

O projeto também reúne voluntários que atuam na conscientização de crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas, promove ações de prevenção, orientação e fortalecimento de vínculos familiares e sociais.

Essa iniciativa conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão e da Corregedoria Geral da Justiça, por meio das magistradas e magistrados, servidora(e)s engajado(a)s no projeto. Após a palestra, estudantes demonstraram interesse em conhecer os sistemas eletrônicos utilizados pelo Poder Judiciário no atendimento à demanda pelos serviços judiciários.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ônibus da Rota do Mar se envolve em acidente na BR-316

Grave acidente leva ao falecimento da primeira dama de Carutapera "Dulce Quemel"

Operação da PF mira suspeitos de movimentar R$ 200 milhões com venda ilegal de ouro e pedras preciosas em Luís Domingues (MA) e mais sete estados