PF deflagra operação contra garimpo ilegal de ouro em Centro Novo
Polícia Federal (PF), com apoio do IBAMA, realizou a Operação Curimã II com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro na zona rural do município de Centro Novo do Maranhão.
A ação ocorreu no garimpo do povoado Cipoeiro, onde foram apreendidas e inutilizadas máquinas, motores e outros equipamentos usados na mineração irregular e em crimes ambientais correlatos.
Além da atuação no garimpo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em residências de investigados.
A operação contou com a participação de unidades especializadas da PF, como o Comando de Operações Aéreas (CAOP), o Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) e o Grupo de Pronta Intervenção (GPI), além do apoio do Centro Tático Aéreo (CTA) e do IBAMA.
Durante a ação, foram inutilizadas duas máquinas tipo pá carregadeira, vários motores, e apreendidos sete PCs, um trator e dois caminhões caçamba.
Segundo a PF, a área apresenta elementos que indicam crimes de usurpação de bens da União (Lei 8.176/1991) e crimes ambientais (Lei 9.605/1998). As investigações seguem com laudos periciais, imagens de satélite e interrogatórios dos envolvidos.
Comentários
Postar um comentário