Comunidade de Estandarte em Cândido Mendes realiza 97ª edição do Círio de Nazaré
Fé e devoção mobilizaram centenas de pessoas que participaram nos últimos dias do Círio de Estandarte em Cândido Mendes, para agradecer e pedir bênçãos a Nossa Senhora de Nazaré. O evento religioso é um dos mais tradicionais do Brasil. De acordo com moradores do município, ele é realizado desde o ano de 1928, sendo o terceiro mais antigo do país, perdendo apenas para Belém e Macapá.
O tema do festejo este ano foi: "Maria, sinal de esperança para o povo de Deus". Em sua 97ª edição, milhares de romeiros louvaram e se emocionaram no Círio de Nazaré em Estandarte ao longo de vários dias.
O Padre Alvelino Santos, pároco de Cândido Mendes, destacou a devoção e o amor dos fiéis da Igreja Católica de Estandarte. “Uma comunidade com fiéis dedicados que recepcionam milhares de pessoas que passam por aqui para agradecer e louvar a Nossa Senhora. Destaque também para a nossa procissão fluvial que encanta a todos no mar", comentou.
Esse ano, entre os visitantes, teve a presença do comunicador Diego Rogger e sua equipe de mídia. Diego se mostrou entusiasmado com a procissão marítima, parabenizou a comunidade estandartense e o padre Alvelino pelo importante trabalho desempenhado no município, como também, pela forma carismática e ministerial que conduz o relevante círio de tão grande repercussão. Por fim, Rogger interagiu com populares na praça central na hora do bingo e participou de um almoço com frutos do mar.
Também a amiga Eniedes Costa (ex-vereadora) e seu marido, professor Wilame Tavares, ao lado de vários candidomendenses prestigiaram a procissão fluvial e o bingo do pescador ao lado do organizador Onei.
"Sinto-me honrada em poder prestigiar o terceiro maior círio do Brasil que acontece na minha cidade. Agradeço a recepção da comunidade e o convite do amigo meu Onei. Obrigado pela receptividade única dos seus familiares, em especial da sua esposa Mônica. Parabéns pela interatividade junto aos pescadores e comunidade. Agradeço também o apoio da minha amiga e diretora do IEMA no Maranhão, Cricielle Muniz, pelo apoio com os motores de rabeta. Feliz Círio a todos", finalizou.
![]() |
Repórter Leva & Trás também esteve presente |
Apesar de ser um município maranhense, Cândido Mendes recebe grande influência do Pará e os principais visitantes são oriundos da cidade de Belém e Bragança, esta última exerce grande influência no povoado de Estandarte.
Comentários
Postar um comentário