Câmara Municipal de Cândido Mendes torna público PL de autoria da vereadora Eniedes Costa que irá beneficiar Espectro Autistas



O vereador e presidente do Legislativo de Cândido Mendes, Josenilton, no uso de suas atribuições legais, promulgou a lei de número 480/2023, de autoria da vereadora Eniedes Costa que trata sobre benefícios destinados aos "Espectro Autista do Município".  

O Projeto de Lei objetiva instituir e regulamentar a emissão da Carteira de Identificação de pessoas com transtorno de "Espectro Autista no âmbito do Município". 

A vereadora explicou: "transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Como vereadora, estou incentivado os poderes a apoiarem esta causa e juntos levarmos melhores resultados através de tratamento, auxílio e motivação às famílias candidomendense que precisam encarar esse desafio".

Fica estipulado em lei os seguintes critérios:
  1. Art. 1º A Carteira de Identificação do Autista (CIA) é destinada a conferir identificação à pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecida como Lei Romeo Mion (nº 13.977). 
  2. Art. 2º A pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. 
  3. Art. 3º A Carteira de Identificação do Autista (CIA) será expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal (acompanhado de relatório médico), bem como de demais documentos exigidos pelo competente órgão municipal.
  4. Art. 4º O documento de identificação de que trata o Artigo 1º será expedido por Órgão Municipal a ser definido em Decreto regulamentar pelo Chefe do Poder Executivo Municipal. Parágrafo único. A Carteira de Identificação do Autista (CIA) terá validade de 05 (cinco) anos.
  5. Art. 5º Verificada a regularidade da documentação recebida, o competente órgão municipal responsável pela expedição da Carteira de Identificação do Autista (CIA) determinará sua emissão no prazo de até 30 (trinta) dias. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia prende suspeito de ser mandante da execução de guardas municipais

Prefeito Facinho tem pedido de registro de candidatura impugnado junto à justiça eleitoral

Cândido Mendes: Morto em caixão "toma banho de rio"