SENAI-MA leva dez diferentes tipos de licor de abacaxi Turiaçu para o Festival da Cachaça


Uma dezena de licores produzidos com base no abacaxi Turiaçu será apresentada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) ao público que visitar a 2ª edição do Festival da Cachaça do Maranhão, de 31 de agosto a 2 de setembro, das 17h às 22h, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. A entidade é uma das apoiadoras do evento organizado pelo Sindibebidas e Ecobio, que também tem o apoio da FIEMA e do Sebrae.

A proposta do SENAI é mostrar o potencial da fruticultura, especialmente do abacaxi, saindo do que é considerado tradicional, como licor só do jenipapo ou só do abacaxi. “Licor de abacaxi com cheddar, de abacaxi cremoso com coco, de abacaxi com uva ou licor cremoso à base de chocolate e tamarindo. Dá uma outra combinação interessante. Isso é tecnologia e inovação”, afirmou o instrutor.  

Ao expor os licores no Festival da Cachaça, o SENAI pretende ainda fomentar negócios relacionados à indústria de bebidas alcoólicas e não alcoólicas e ao mesmo tempo trazer um novo olhar para os tipos disponíveis no mercado atualmente, não só as artesanais, mas também as industrializadas.


Ainda no Festival da Cachaça, no estande do SENAI, serão divulgados para os visitantes cursos na área de alimentos e bebidas; serviços como análise de água; Boas Práticas de Fabricação (BPF); Programa de Alimentos Seguros (PAS); além de adequação aos serviços de inspeção de produtos; adequação às normas regulamentadoras; Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC); rotulagem; melhoria de processo produtivo; gestão de resíduos sólidos; elaboração de fichas técnicas; desenvolvimento de novos produtos; e eficiência energética. 

FESTIVAL DA CACHAÇA

O Festival Maranhense da Cachaça, Cultura & Sabores é considerado o maior evento da cadeia produtiva da cachaça de alambique e da tiquira do Norte e Nordeste. A iniciativa é do Instituto Ecobio e do Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas/MA), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), da Prefeitura de São Luís e do Governo do Maranhão. O evento reunirá empresas, produtores, fornecedores de equipamentos, insumos e serviços, além de entidades do setor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Câmara Municipal de Cândido Mendes cassa mandato do Prefeito José Bonifácio (Facinho)

MP avalia pedir intervenção em Cândido Mendes

Polícia prende suspeito de ser mandante da execução de guardas municipais