Vereadora Eniedes Costa busca melhorias para educação e saúde dos quilombolas de Cândido Mendes


A vereadora Eniedes Costa e seu assessor Ewerton Costa, estiveram na capital do estado, mantendo diálogos com autoridades, objetivando melhorias para a educação e saúde do povo quilombola de Cândido Mendes. 

Para além de tratar importantes pautas junto à Secretaria de Estado da Educação, também foram recepicionados na Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial, por Gerson Pinheiro de Souza, que explicou sobre sua missão de implantar políticas estruturantes, objetivando promover a igualdade racial no Estado do Maranhão, proporcionando às populações negra, cigana e indígena, etnias historicamente excluídas, o acesso a cidadania e às políticas públicas.

A vereadora por sua vez, relatou sua ligação com a classe quilombola do seu município, que abrange os povoados Bom Jesus, São José do Português e Santa Isabel, as quais, tem solicitado a mesma, suporte e auxílio no alcance de melhorias. Entre as pautas para futuros benefícios, estão educação e saúde dos quilombos.

Educação

Abrange olhares para uma Escola quilombola (a ser implantada na região rural). Escolas quilombolas são aquelas localizadas em território quilombola, e este se caracteriza como espaço remanescente dos quilombos. A Educação Escolar Quilombola compreende a educação praticada nas escolas quilombolas e nas escolas que atendem estudantes oriundos de territórios quilombolas.

Saúde 

O Estatuto das diretrizes previstos na Política Estadual de Saúde Integral da População Negra do Maranhão, tem como base o Sistema Único de Saúde (SUS). E nesse momento, o intuito é construír diálogo entre as autoridades e os quilombos, gerando oportunidade e igualdade da atenção à saúde; gerando cuidados determinantes às condições de saúde, com vistas à promoção de projetos que os beneficiem.

A vereadora disse que o encontro firmado com o Secretário Gerson terá um resultado positivo, pois obteve um bom entendimento dos passos a serem seguidos para estabelecer boas relações entre Estado, município e comunidade quilombola e finalizou: “É muito importante pactuar com o Estado a responsabilidade e a efetivação dessas políticas públicas para o desenvolvimento das comunidades quilombolas em um momento de dificuldades financeira, na esperança de que iremos colher bons frutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Câmara Municipal de Cândido Mendes cassa mandato do Prefeito José Bonifácio (Facinho)

MP avalia pedir intervenção em Cândido Mendes

Polícia prende suspeito de ser mandante da execução de guardas municipais