Vereadora Eniedes Costa participa de inauguração da Agroindústria "EcoPolpa" no povoaodo São José do Português

A vereadora Eniedes Costa de Cândido Mendes esteve presente no povoado São José do Português, onde ocorreu a inauguração da Agroindústria EcoPolpa, que recebeu também, o primeiro registro sanitário do Maranhão para agroindústria de polpas de frutas em território quilombola.

O evento ocorreu no sábado (21), no ginásio esportivo da comunidade, com a participação da Prefeitura Municipal de Cândido Mendes, Governo do Estado através da SEMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, AGERP - Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.


A Ecopolpas, administrada pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais de São José dos Portugueses (APROQSP), recebe assistência técnica da Agerp, por meio do trabalho em campo desenvolvido pelo extensionista da Regional Zé Doca, Édipo Soares, e de ações no âmbito do Programa de Associativismo. Regularizada oficialmente com todas as exigências e protocolos sanitários, a Ecopolpas poderá fornecer alimentos registrados para a região.

A agroindústria trabalha principalmente com polpa de abacaxi, também produzindo polpa de acerola, goiaba e cupuaçu. “Com o registro no MAPA, a comercialização dos produtos da Ecopolpas agora poderá ocorrer dentro da legislação de regularidade sanitária, facilitando o acesso aos mercados formais”, explicou a coordenadora de Pesquisa em Materiais, Processos e Tecnologia da Agricultura Familiar da Agerp, Margareth Mineiro.

O empreendimento está localizado no município de Cândido Mendes e beneficia cerca de 150 famílias do Quilombo São José dos Portugueses, 35 estão envolvidas diretamente na administração e produção da Ecopolpas e se tornou a primeira agroindústria em território quilombola do Maranhão, a segunda de todo o país, a ser regularizada com registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A presidente da Associação Quilombola de São José dos Portugueses, Raimunda Nascimento Coelho, ressalta que o certificado representa um avanço para a comercialização dos produtos. “Os nossos esforços foram reconhecidos por meio desta certificação. Entramos no mercado formal e contamos com o apoio técnico do governo”.



Já a vereadora Eniedes aproveitou para parabenizar e reforçar o apoio a comunidade: "A relação da família Costa e o amor por essa comunidade se estende desde o tempo que meu pai Edson Costa foi prefeito, passando pela minha irmã Elma Costa, a qual, através de Associação Quilombola conseguiu inúmeras cestas básicas e por fim, chegando a mim, como vereadora desde o início estive presente na comunidade em reuniões e junto as Secretárias Estaduais, obtivemos respostas e auxílio, posteriormente em parceria com a Prefeitura local. Hoje chegou a vez dos quilombolas colherem os frutos plantados. Parabéns a Associação, ao Governo do Estado por está presente desde o começo, as instituições e a comunidade em geral. Desejo sucesso a esses empreendedores e me coloco a disposição".





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Câmara Municipal de Cândido Mendes cassa mandato do Prefeito José Bonifácio (Facinho)

MP avalia pedir intervenção em Cândido Mendes

Polícia prende suspeito de ser mandante da execução de guardas municipais